sexta-feira, 13 de maio de 2011

Estágio é porta de emprego para universitários


Por Bia Beatriz Bugiga


Os universitários dedicam anos de estudos para concluir o ensino superior e conquistar o tão sonhado emprego. O estágio é uma forma prática e possível dele ingressar no mercado de trabalho. A advogada Dayani Delboni Obici, 25, comprovou isso após estagiar em uma advocacia e ser contratada.

Dayani cursou Direito no UniToledo de 2004 a 2008. Ter iniciativa e atitude fez toda a diferença na vida profissional dela. Enquanto trabalhava no comércio, entregou um currículo no CIEE (Centro de Integração de Empresas Escola), em busca de um estágio na área de seu curso. Conseguiu uma vaga em um escritório de advocacia, faltando seis meses para terminar o curso.

Na opinião da advogada, a faculdade é a base de tudo, mas o estágio proporciona uma convivência mais profunda com a prática. “Por meio do estágio, você visualiza melhor o conteúdo teórico.”

EXPERIÊNCIA

Depois de se formar, Dayani continuou a trabalhar no escritório, em caráter de experiência, até obter a carteirinha da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em 2009. Aí então ela foi definitivamente contratada pelo escritório, advogando na área civil e em alguns processos trabalhistas.

Para Jorge Luiz Boatto, um dos proprietários do escritório onde Dayani trabalha, “o estagiário traz mais informações acadêmicas para a empresa, independente do ramo. Há empresas que prestam serviço e têm interesse em manter o estagiário, porque busca um bom profissional e este bom profissional vai nascer no estágio”.

Boatto afirma que o estagiário deve cumprir o horário de trabalho, mas sem prejudicar sua frequência na aula. “Na época de prova, estimulamos a estudar. Está aqui para aprender, mas a retribuição do estágio é um complemento. Ele aprende as discussões, traz as dúvidas da faculdade e, na medida do possível, esclarecemos, além do material jurídico que colocamos à disposição.”

CARACTERÍSTICAS

Honestidade, ser de fácil relacionamento e ter uma conduta são comportamentos considerados fundamentais para um estagiário e, consequentemente, para um profissional. “Se tem compromisso no período da manhã, deve ser responsável e ligar dizendo que não vem de manhã, mas que a tarde virá. É esse comprometimento que a pessoa deve. Isso demonstra ter interesse pelo estágio. É importante ter relacionamento”, enfatiza Boatto, que finaliza: “A Dayani se interessa, estuda, se atualiza, e juntos trocamos idéias, valorizamos e estimulamos o desenvolvimento desta capacidade de expor as ideias, o diálogo faz parte da vida profissional”.

COMO ESTAGIAR

O UniToledo oferece, por meio do NAI (Núcleo de Atendimento Integrado), oportunidades de estágio interno e externo. O estudante precisa entrar no site www.toledo.br e clicar no link NGE (Núcleo de Geração Empresa Estágio) e imprimir o formulário padrão, preencher com seus dados e entregar no NAI ao lado da secretaria do UniToledo. O site também informa as vagas disponíveis. O UniToledo tem convênios com o CIEE e com o PROE (Programa de Complementação Educacional) e Perfil Estágios. O horário de atendimento do NAI é das 8h às 21h30. Telefone: (18) 3636-7069, 3636-7023, 3636-7024. CIEE: (18) 3608-9435 - rua Torres Homem, 412, Vila Bandeirantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembrem-se de comentar com respeito!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...