segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Crowdfunding: para um leitor mais ativo


Por Rafael Rodrigues 

Crowdfunding, ou financiamento coletivo, está se tornando febre na internet. Sites desses tipos têm como intuito a arrecadação de capital para a realização, dentre milhares de projetos, do jornalismo cidadão, ou seja, um jornalismo que “sacie” os interesses do público e é por ele financiado.

Natália Gárcia, que trabalhava como redatora na editora Abril, resolveu abandonar o emprego e se empenhar no jornalismo por meio do crowdfunding. Em entrevista concedida ao Centro Knight para Jornalismo nas Américas, ela contou que a ideia surgiu de um modo inusitado quando estava andando de bicicleta.

MUITO MOVIMENTO
O assunto central abordado por Natália foi o planejamento urbano, ou seja, como tornar as cidades, principalmente as capitais, um lugar mais amistoso e habitável.

Sobre o tema e o crowdfunding, Natália conta que “o que sinto é que muitos dos que apoiaram querem fazer suas cidades melhorarem, mas não sabem como. E aí, ao invés de comprar um jornalzão todo dia, preferem apostar num projeto jornalístico que dialogue com os problemas que são importantes para eles, que os atingem. Todo mundo sofre com o trânsito, com poluição. Eu quero, com esse projeto, pelo menos dar uma luz a esses problemas”.

Não é de hoje que o jornalismo impresso, assim como outras mídias, vem perdendo espaço para a internet. Lá, os leitores podem ser mais participativos e é justamente isso que eles querem: ajudar na transformação.

Não existe mais o “leitor passivo”, que lê a matéria, fecha o jornal e vai para o trabalho, o que existe são leitores participativos, que querem de alguma forma ajudar na transformação, na mudança para o melhor. O crowdfunding é mais uma forma, talvez uma das melhores, de dar espaço para esse (web) leitor participar da mudança de algum modo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembrem-se de comentar com respeito!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...