terça-feira, 16 de agosto de 2011

Suicídio: descontrole emocional

Por Maiara Bombi
Edição: Barbara Nascimento


Em algum momento da vida já passou pela sua cabeça tentar se matar? Pois é, essa dúvida cruel e aterrorizante já rondou a cabeça de muitos e, infelizmente, quase todos os dias, ouve-se notícias do tipo.

A psicóloga e professora universitária Marly Burguer explica que, por mais que os desafetos, desencontros ou dificuldades sejam enormes, o indivíduo psicologicamente saudável não exita em buscar soluções normais e responsáveis. Aliás, procura resolver os problemas da maneira mais simples e ágil, para ter tranquilidade.

De acordo com Marly, o suicida apresenta mudanças de comportamento repentino, sente-se excluído por qualquer motivo e não aceita facilmente as rasteiras da vida. “Existe um caso antigo em Araçatuba de um advogado muito bem-sucedido,  estabilizado financeiramente e  pertencente à família de renome. Num certo momento da vida, passou por sérios problemas financeiros. Não suportando a ideia de ficar pobre, decidiu suicidar-se. Isso prova que o advogado não acreditava na vida e não sabia controlar seu estado emocional/psicológico”, finaliza Burguer.

FATOS
Um caso ocorrido em Guararapes, no último domingo (14), prova que a depressão pode ser um dos principais fatores que levam ao suicídio. Uma mulher de 38 anos se enforcou. De acordo com familiares, ela sofria com problemas emocionais graves, se automedicava e não via sentido na vida.

Casos de suicídio que ficaram famosos, por conta da exposição na mídia, foram os das atrizes Cibele Dorsa e Leila Lopes, além do então presidente Getúlio Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembrem-se de comentar com respeito!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...