sexta-feira, 25 de junho de 2010

“Desde criança eu queria ser prefeito”

Arquivo do grupo
Cido Sério fala de sua vida pessoal, administração e conta novos projetos


Lívia Gaspar
Marcela Nobre Cruz
Natália Fagundes




O prefeito de Araçatuba, Cido Sério (PT), falou com a reportagem e fez um balanço de seu governo de um ano e cinco meses. Cido explicou o atraso na distribuição dos kits escolares e em obras necessárias na cidade, além de falar de projetos que a Prefeitura tem em vista até o final de seu mandato.

Saúde
No primeiro ano de governo nós investimos muito em saúde, quase 25% do nosso orçamento, porque a área estava muito deteriorada. Começamos a reformar as UBS (Unidades Básicas de Saúde). Tínhamos 22 equipes no programa Saúde da Família, e agora temos 35 funcionando. Procuramos aprimorar essa rede e ampliá-la. Também fizemos essa atuação na Secretaria de Ação Social; adquirimos alguns equipamentos e mudamos o nosso relacionamento com as pessoas. Instalamos dois novos Centros de Referência e ampliamos os dois já existentes. Temos hoje um Centro de Referência em cada zona da cidade.

Implantações
O Centro de Referência de Assistência Social dialoga com as pessoas que moram nos bairros periféricos. Também tem o papel de olhar para a criança, para o jovem, para aquela família que se desestruturou ou está se desestruturando. Com a implantação dos CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) nas quatro zonas da cidade, nós mudamos o nosso jeito de lidar com as pessoas que dependem do poder público para sobreviver.

Proteção à mulher
Inauguramos recentemente o Centro de Referência da Mulher, que tem a idéia de acolher àquelas que são vítimas de violência e, infelizmente, isso ainda acontece na nossa cidade, no nosso estado, no nosso país. Muitas mulheres vítimas de violência não se sentem à vontade para ir à delegacia. No Centro de Referência da Mulher temos psicóloga, assistente social, advogada, toda uma rede para acolher e atender a mulher, para que ela se sinta confiante em relatar o problema, que vai ser tratado da maneira adequada.

Dengue
O que nós decidimos na questão da dengue é ter campanhas permanentes e envolver todos os parceiros possíveis.

Bullying
No dia de reflexão contra o bullying (25 de maio), fizemos um ato na Unip com professores, alunos, palestrantes e debates, o que é muito importante. O bullying impacta, prejudica, e pode interromper a vida de uma pessoa. Principalmente na escola, é preciso ter atenção redobrada. Na rede municipal ainda temos salas de 30 alunos, mas a nossa média é 20, 25 alunos. Temos que dar condição ao professor de olhar nos olhos da sua criança, para o aluno perceber a preocupação, interagir; em uma sala de 40 alunos isso é praticamente impossível.

Educação
Procuramos fazer um grande investimento na área da educação. Acertamos a situação dos professores do estado que são municipalizados e estamos reformando e adequando várias escolas. Fizemos salas de ballet em três ou quatro escolas. Deus fez todo ser humano igual e, cada ser humano tem um dom diferente do outro, um talento. Sempre falo para os nossos professores, para as nossas diretoras que, às vezes a gente tem um Bach, um Beethoven na nossa mão e nunca vamos saber, porque ele nunca vai se encontrar com o piano, então ele nunca vai saber do talento dele. Para que ele saiba disso, ele precisa ter oportunidade, e a nossa idéia é construir igualdade de oportunidade.

Kits escolares
O atraso nos kits de material se deu porque, em 2008, o governo que estava aqui não editou [se referindo a entrega dos kits escolares que começou a ser feita 4 meses após o início das aulas]. Você tem que editar de um ano para o outro. Chegamos aqui no ano de 2009 e tínhamos que comprar para o mesmo ano. Comprávamos por lote, o que, fica mais caro, então houve muita reclamação. Agora compramos por item; que sai mais barato, porque tem a logística. Tem que juntar tudo, separar, distribuir, mas tem mais qualidade. Por isso a demora.

Investimentos
Tivemos uma série de investimentos na Secretaria da Cultura, como a Virada Cultural, o Festara, o Culturaça. Tem o festival de teatro também que era pequenininho quando chegamos. Fizemos um festival maravilhoso no ano passado, e, se Deus quiser vamos fazer esse ano de novo. Tem o Dança Araçatuba, com apresentações de dança, oportunidade para o pessoal da nossa cidade, que é uma coisa bem bacana. Nós vamos fazer um grande investimento agora no bosque e na Lagoa do Miguelão, em torno de 1,5 milhão para adequar o bosque e lagoa. Consertamos a José Ferreira Batista e a Rua do Fico e vamos fazer a ligação do bosque até a lagoa, vamos fazer ciclovias em regiões da cidade.

Obras emergenciais e planejamento
Na gestão pública temos que priorizar; se a gente manda arrumar uma obra emergencialmente, é porque é emergencial. Caiu uma ponte, ponte não pode esperar, as pessoas que estão do outro lado ficam isoladas. Temos essa preocupação. A cidade tem um grande problema de macro-drenagem, então estamos fazendo muitas galerias, para na época das chuvas não vermos as pessoas perderem todos os seus móveis, as suas casas. Tiramos 38 famílias de uma área importante de alagados, onde há mais de 30 anos as pessoas viviam numa situação absolutamente inadequada. Transferimos as famílias para um condomínio que fizemos, com todas as adequações de sustentabilidade do século 21. Estamos construindo também mais de 2.700 casas do Minha Casa, Minha Vida para aquelas famílias que ganham de zero à três salários.

Emprego
Araçatuba é a cidade que mais gerou emprego formal no último período. Muita gente que estava desempregada arrumou emprego.

Orçamento e economia
O orçamento é um problema, porque ele depende de repasses federais, que é o Fundo de Participação do Município, e depende de repasse estadual, que é o ICMS; e também tem a arrecadação própria do município. Eu acho que o maior problema foi a desorganização que nós encontramos. A composição do orçamento é um problema porque como não dá para tudo, tem que priorizar. Temos duas faces que exigem uma aplicação expressa: a saúde 15%, a educação 25%, ou seja, 40% do orçamento já está comprometido. Um montante de 7,6 milhões de reais entrou no mercado em Araçatuba e ajudou a economia local a se aquecer.

Estrutura
Acho Araçatuba linda, não é só porque sou o prefeito, sempre falei bem da cidade, mesmo quando era empresário. Mas todo município tem problemas. Se você pegar uma foto de Araçatuba do dia 31 de dezembro de 2008 para trás e pegar uma de hoje, certamente não reconhece a cidade; se pegar fotos de todas as entradas da cidade, você vai ver que estão todas limpinhas, as grandes avenidas estão limpas e pintadas. Estamos fazendo uma intervenção grande na Pompeu, vamos alargar um pouquinho a calçada, vai ficar bem bacana para o pessoal que caminha. Acho que vai melhorar e também permitir que a chuva não carregue tudo, como foi esse ano. Temos procurado planejar para que a cidade possa respirar melhor.

PAC 2
Para entrar no PAC 2 tenho que apresentar projetos. Uma equipe está cuidando disso. O PAC 2 poderá ajudar muito as cidades da nossa região. Temos a idéia de trazer um equipamento da Petrobras para cá que levará o etanol até Anhembi, para colocá-lo no duto e gerar o lucro. Isso vai ter um impacto muito grande na economia; cada barcaça no rio, pela hidrovia, significa 180 caminhões a menos nas estradas transportando etanol. O transporte hidroviário é mais barato que o transporte por terra. Estamos muito animados para que ele efetivamente se realize, temos trabalhado muito nesse sentido.

Hospital Modelo
Este é um problema que tem 40 anos. A minha decisão e do vice-prefeito, Carlos Hernandes, era de implodir, porque é muito feio, a gente abre a janela e vê. Então houve uma proposta do governo do estado de transformar em um anexo do Fórum, e nós concordamos. Como não estávamos conseguindo fazer um projeto aqui, pedimos ajuda da Associação de Engenheiros e Arquitetos da região, que já entregou um projeto base de reforma do prédio, que já foi enviado para o governo do estado. Agora tem toda a parte de conseguir o recurso, mas enfim, eu acredito que está bem encaminhado. Não na velocidade que gostaríamos, até porque o processo público por natureza é lento, por ser cercado de muitas restrições.

Vida Pessoal
A única coisa que a prefeitura alterou um pouquinho foi o meu humor [diz em meio a risos]. Eu sempre fui muito bem humorado, mas tem dias que eu piro. O fato é que você tem uma carga de preocupações que é muito grande. Muitas coisas são debitadas na conta do prefeito, que não tem nada com isso! Mas as pessoas acham que é o prefeito, que está ali perto, que é mais acessível. Mas é também muito gratificante. Agradeço muito a Deus de ser prefeito da minha cidade, eu gosto. Minha mãe diz que desde criança eu falo que quero ser prefeito

Gostou da entrevista?
Não deixe de navegar pelo Jornalismo UniToledo para acompanhar as próximas entrevistas feitas pelos alunos do último semestre. A próxima entrevista é: "Abuso sexual: o perigo pode estar em casa", com a psicóloga Eliane Terezinha Quadrini, feita pelos alunos Angélica Neri, Diuân Feltrin e Rafael Lopes.

Um comentário:

  1. Lívia, Marcela e Natália, parabéns pelo trabalho e por terem colocado na íntegra (ao que nos parece, pelo menos) a entrevista com o Cido Sério.

    Dar espaço para o prefeito falar sobre as realizações e problemas da cidade é muito bacana. Principalmente quando não se edita tendenciosamente, como faz parte da nossa imprensa local.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Lembrem-se de comentar com respeito!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...